quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cuidar bem das árvores é obrigação de todos!

Gente amiga!

Hoje, 20 de setembro é o "Dia da árvore". Um dia como tantos outros, mas dedicado às árvores,  um tanto quanto esquecidas, principalmente nestas épocas de pouca chuva e consequentemente pouco verde, elas quase não chamam a atenção de quem por elas passam.

As árvores são nossas amigas, ensinam os adultos às crianças. Porém, muitos, logo depois, se encontram alguma serventia e oportunidade não hesitam em ...



Daí a importância de se ter um dia para refletirmos sobre a importância das árvores em nossa vida. Infelizmente elas sofrem por nossa ignorância ecológica, nossa incapacidade de conviver harmoniosamente com as matas e florestas. É um problema antigo e de difícil solução, mas temos que tentar equilibrar utilizando-as para a nossa sobrevivência de forma racional.

Muito além da sombra, dos frutos, das flores, da madeira, as árvores nos fornecem algo vital: O OXIGÊNIO PURO! Sem ele ficaríamos impossibilitados até mesmo dessa simples reflexão.

Plante uma árvore! Cuide das árvores! Preserve as árvores! E sobretudo, respeite-as em seu habitat natural, que hoje já não se resume somente nas matas e florestas, passando também pelos parques, praças,quintais e calçadas.

A decisão é sua! E, a responsabilidade pelas consequências também ...

2 comentários:

  1. Oi,Anabela!
    É a pura verdade,minha amiga... Valorizar e cuidar de nossas árvores é algo fundamental para a nossa saúde humana. Pena que pouca gente se lembre disso... E o que nós mais vemos no nosso dia a dia é fruto do descaso das autoridades e da população de nossas cidades: Árvores cortadas e doentes, sem ninguém pra ajudar! As pessoas convivem a vida inteira com as árvores, mas pouca gente tem idéia da sua vital importância.
    Aqui mesmo onde moramos,um dos nossos vizinhos( que já trabalhou em um horto florestal) teve o trabalho de plantar várias mudas,inclusive de ipês. Mas infelizmente, algumas delas nem foram avante... E penso que o descaso e a ignorância das pessoas, ajudou nesse processo de perda das nossas mudas. Outro dia desses atrás, eu mesma vi um carro estacionado em cima de uma delas! Fiquei revoltada com aquela atitude... Como alguém pode estacionar o seu carro sem nem reparar numa muda de árvore? A pobre planta era uma das menorzinhas, e as rodas do carro estavam quase que em cima dela,pressionando o seu fino caule! No outro dia, vimos que por um milagre, ela sobreviveu.
    Por isso,minha amiga, penso que só através de um programa sério de educação ambiental é que talvez possamos reverter este processo de descuido com a natureza... Porque as nossas queridas árvores merecem e precisam do nosso respeito e carinho.
    Meu abraço solidário pra ti!
    Teresa
    ("Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, Anabela, não há respeito nenhum pelas arvores. Aqui em Portugal lutamos contra os fogos, deliberadamente postos. Começam em lugares de difícil acesso onde nem sequer há pessoas; basta aparecer um calorzinho e lá está um ou mais fogos começados praticamente ao mesmo tempo. A grande maioria é de origem criminosa; já se consegue apanhar alguns desses criminosos, mas de pouco tem adiantado. No meio de tudo isto há interesses económicos e há por isso que acabar com as árvores que são consideradas impecilhos à construção; de áreas verdes e por isso impedidas de serem ocupadas por prédios passam a áreas livres, pois de verde já não tem nada; além disso depois essa madeira queimada é comprada pelos madeireiros a preços muito baixos. Enfim...uma tristeza! Um beijinho e continuemos a fazer a nossa parte...respeitar o meio ambiente e alertar e ensinar as nossas crianças; só elas, quando adultas poderão mudar as coisas. Um bom fim de semana
    Emília

    ResponderExcluir