quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dica para deixar o seu arroz livre, leve e solto

Hoje resolvi mostrar aqui no blog o quanto uma "panela véia é que faz comida boa"... Explico: tenho uma panela de alumínio batido que ganhei há 16 anos. Eu já sabia, pelo convívio com minha mãe, que esse é o melhor tipo de panela para se fazer um arroz caseiro bem soltinho. E como as dicas de saúde apontam alguns dedos maléficos para os recipientes de alumínio utilizados para cozinhar, decidi que o melhor é usar uma panela antiga e que tende a soltar menos material tóxico. Apesar de que todos os tipos de panela sempre apresentarão algum aspecto negativo. 
Mas deixa esse papo de panela pra lá e vamos ao que interessa: o arroz livre, leve e solto no prato... 
Minha dica é simples e já deve ser conhecida na blogosfera. Então vamos recapitular essa nossa herança cultural, do tipo de mãe para filha.



1º) Lave o arroz, porque mesmo aqueles cuja a embalagem indica que não precisa lavar, estão envolvidos em produtos químicos e podem causar desconforto (alergia). Deixe escorrer o excesso de água até os grãos estarem com aspecto de secos.

2º)  Deixe a panela de sua preferência (a minha é essa deselegante da foto) aquecer contendo no seu interior um pouco de óleo. Em seguida afogue e torre o arroz. Mexa  e remexa sempre para não queimar. 


3º) Para saber se está no ponto certo de torração, pegue um pouco na colher, levante e deixe cair. Se ficar preso à (como nas imagens abaixo) ou cair aos montes, deixe torrar um pouco mais.  





 4º) Quando o arroz escorrer da colher (como na foto abaixo) está pronto para receber o tempero e por fim a água. O meu tempero é só alho e sal. Não o afogo no óleo antes de colocar o arroz na panela porque corre o risco de queimar.


5º) Coloque água até todos os grãos ficarem totalmente submersos. Água fria. Com a panela tampada deixe a água secar uns 80% da quantidade. Desligue o fogo e cubra a panela com um pano de prato ou outro de sua preferência. Deixe a panela no minimo 30 minutos abafada. Esse arroz pré-cozido pode ser preparado no dia anterior, se guardado na geladeira.


6º) Depois do descanso, leve a panela ao fogo e cubra os grãos com água quente. Na medida que a água for secando e é necessário ir pingando aos poucos mais água, até o arroz ficar cozido e... claro super solto.




Bom gente, fica ai minha contribuição. Espero que seja útil para alguém. E você? Consegue fazer um arroz bem soltinho?  Quem souber outras dicas, me conta, ok?

7 comentários:

  1. Adoro arroz soltinho!Boas dicas!! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. ui que vou tentar fazer..eu não sei fazer arroz soltinho...ensinei a receita a marido do meu arroz que fica feio e não é que o danado consegue fazer soltinho..não sei como kkk beijus e obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Super útil para mim. Meu arroz fica mega grudento ou se não queimam mesmo...rsrs... Adorei as dicas. Parabéns!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  4. Oi querida.
    valeu a dica, nunca segui desse jeito, mas é sempre bom saber as dicas que dão certo.
    ótimo fim de semana.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  5. Anabela... adorei! Cheguei aqui no dia certo: meu arroz é tipo "unidos venceremos", uma gororoba! Agora aprendi o por que: começa que eu nunca lavo o arroz! Refogo o alho e a cebola e até frito o arroz, mas só um pouquinho pra não queimar os temperos. Coloco água fervida(quente!) e tampo a panela e deixo cozinhar até secar a água! Amanhã vou fazer desse seu jeito pra ver se acerto! Valeu mesmo! Ah... e obrigada por sua visita! Bjks Tetê - De bem com a Vida

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, acabei de conhecer seu blog e estou seguindo...Obrigada pela visita no meu, vim também retribuir a visita...Ai o arroz...kkkk...nunca tive muita paciência na cozinha não...rsrsrs...Eu faço no microondas...2 xícaras de arroz cru, 4 xícaras de água, um fio de óleo, tempero a gosto (eu uso cebola e temperinho pronto) e aperto a tecla arroz e fica pronto sozinho...Só dar uma desfiadinha depois, sem erro e já na travessa de vidro, prontinho pra mesa. Mega prático e não tem perigo de esquecer no fogo e queimar...kkk...desde que comecei assim a uns 4 anos desaprendi de fazer no fogo...o duro é se faltar luz.....Até minha mãe de 83 anos aderiu à moda depois que expliquei pra ela....nada como a praticidade....Bjs e uma linda semana...

    ResponderExcluir